| By: After All | Sep 29, 2017
Report issue

A verdadeira origem da letra da música "Ragatanga" do Rouge

Disco BallCom a notícia da reunião do grupo Rouge, para um show em comemoração dos 15 anos da banda, em Outubro de 2017, muitas lembranças dos fãs da época vieram à tona, trazendo um sentimento misto de nostalgia com empolgação!

E entre muitos tópicos que inundaram a internet, e as dúvidas se a banda estaria de volta permanentemente, um velho mistério ressurgiu; esse mistério que intrigou muitos fãs do Rouge por anos... a origem da letra da música "Ragatanga".

Quando eu era criança, havia muitos mitos sobre a letra que começava com "Asereje", entre eles que seria uma corrente satânica. Inclusive, muitos pais proibiram as crianças de cantar essa música, para a infelicidade dos fãs (que cantavam escondidos dos pais com os amiguinhos, é claro).

Mas de onde realmente veio a letra da música? Foi, digamos assim, uma "adaptação" para português da música "Rapper's Delight" da The Sugarhill gang (que está no vídeo acima).

Todos nós, estudantes de inglês (sim, mesmo sendo professora de inglês ainda me considero estudante, pois a língua muda constantemente e é necessário estar sempre atualizada!), já passamos pela situação de entender e cantar a letra de uma música em inglês errado! Acredito que isso foi o que aconteceu com o Diego, protagonista da música. Dizem as más línguas que Diego estaria drogado, e por isso não conseguia pronunciar as palavras corretamente, mas eu acredito que talvez ele tenha se confundido mesmo com a letra em outro idioma!

Compare aqui os trechos da música original com a versão do Rouge:

Trecho de Rapper's Delight de Sugarhill:
"I said a hip hop the hippie the hippie
To the hip hip hop and you don't stop
The rock it to the bang bang boogie
Say up jump the boogie to the rhythm of the boogie, the beat"

Trecho de Ragatanga do grupo Rouge (ou melhor, o que conseguimos entender da letra, hehe):
"Aserehe ra de re
De hebe tu de hebere seibiunouba mahabi
An de bugui an de buididipi"